Balanço positivo do Grupo de Pesquisa Democracia e Direito (GPDD) que reinicia as suas ações

Data de publicação: 29 de agosto de 2017. Categoria: Notícias

A Faculdade de Direito da UFC, por seu Diretor, Prof. Dr. Cândido Albuquerque, gratula a sua Profª Drª Gretha Leite Maia pelo exemplar trabalho realizado junto ao GPDD, Grupo de Pesquisa Democracia e Direito, que encerrou, na segunda feira dia 28 de agosto, as suas atividades referentes ao semestre 2017.1. O objetivo desta edição do GPDD era produzir trabalhos acadêmicos para submissão aos Encontros Universitários de 2017. Os encontros iniciaram em março e os discentes participantes leram e dialogaram, a partir dos livros de S. Goyard-Fabre, T. Todorov e Leonardo Avritzer, questões ligadas à Democracia e aos recentes acontecimentos políticos no Brasil. Foram 06 encontros durante o semestre e ao final foram definidos subtemas de pesquisa que resultaram, após um mês de trabalhos de pesquisa dos estudantes e em um seminário de apresentação, em 12 trabalhos que investigam o Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os partidos políticos, os movimentos sociais, os sindicatos e a UNE como atores no jogo democrático brasileiro, incluindo um estudo sobre o papel da mídia e da Universidade nesse processo. Vinte discentes submeteram seus resumos no XXXVI Encontro de Iniciação Científica, sob a orientação da profª Gretha Leite Maia. O GPDD retomará suas atividades em 2017.2 em setembro. Mais informações com o monitor Bruno de Sousa ( bdesousaoliveira@gmail.com).