Conrado Hübner ministra palestra “STF: Vanguarda Ilusionista” na Esmec

Data de publicação: 29 de maio de 2018. Categoria: Notícias
Palestra ESMEC

O jurista Conrado Hübner Mendes, Doutor em Direito pela Universidade de Edimburgo (Escócia) e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), ministrará a palestra “STF: Vanguarda Ilusionista”, no dia 15 de junho de 2018, às 14 horas, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

Atuará como debatedora Juliana Cristine Diniz Campos, Doutora em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

As inscrições devem ser feitas até o dia 14/06, exclusivamente através de Formulário Eletrônico. O inscrito, que assinar lista de presença no dia do evento, receberá um certificado de participação com carga horária de 3 horas.

O evento é aberto ao público em geral e será transmitido ao vivo pela página da Esmec no Facebook. Posteriormente a palestra será disponibilizada no canal da Escola no Youtube.

Currículos

Conrado Hübner é professor de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da USP. Sua dissertação de mestrado e tese de doutorado foram eleitas as melhores do Departamento de Ciência Política da USP em 2004 e 2008. Recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses em 2010. Seu livro “Constitutional Courts and Deliberative Democracy” (2013) recebeu o Prêmio Victor Nunes Leal, da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Foi HLA Hart Fellow na Universidade de Oxford,Visiting Fellow no Instituto Max Planck de Heidelberg,Georg Forster Fellow na Universidade Humboldt e noWissenschaftszentrum Berlin e Hauser Research Scholarna Universidade de Nova Iorque. É Embaixador-Cientista da Fundação Alexander von Humboldt.

Juliana Diniz tem pesquisas dirigidas a temas como a teoria da democracia, poder constituinte, teoria da constituição e hermenêutica constitucional. É autora, dentre outras, da obra “O povo é inconstitucional: Poder Constituinte e democracia deliberativa” (Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016), além de coordenadora e coautora da obra “Democracia e Jurisdição Constitucional: estudos de interpretação da Constituição” (Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016).

Importante

O título da palestra de Conrado Hübner é o mesmo de um artigo publicado por ele no jornal Folha de São Paulo (Caderno Ilustríssima), que pode ser lido no link abaixo:

Recentemente Conrado escreveu artigo na revista Época intitulado “Um juiz de princípios: Decisões de Gilmar são previsíveis, mas essa previsibilidade não tem relação com segurança jurídica, como se pede a um bom juiz”, que está disponível no link abaixo:

Fonte: Prof. Flávio José Moreira Gonçalves – Docente do Departamento de Direito Processual (Contatos: 85 3218.6188 – esmec@tjce.jus.br)