Julgamento simulado discutirá “Justiça de transição” e as relações entre moral e direito

4 de junho de 2018

O tradicional julgamento simulado protagonizado por alunos do primeiro semestre do Curso de Direito ocorrerá no próximo dia 18 de junho, a partir das 7h, no Anfiteatro Prof. Willis Santiago Guerra, da Faculdade de Direito da UFC.

Podem participar do evento todos os estudantes da UFC ou de outras instituições, de quaisquer cursos, bem como os interessados na discussão acerca dos limites morais do Direito, especialmente diante de casos dífíceis (hard cases), como aqueles que envolvem a justiça de transição em face de bruscas alterações do regime jurídico-político.

A discussão,inspirada nas questões levantadas pela obra “O Caso dos Denunciantes Invejosos” (Dimitri Dimoulis), permite aos participantes perceber a complexidade da relação entre direito e justiça, enfocando abordagens filosóficas, sociológicas, psicológicas e políticas, muito além da mera compreensão das implicações jurídicas.

Não há necessidade de inscrição prévia e os interessados podem comparecer e assinar lista de presenças no evento, válido como atividade complementar (3 h/a).

A atividade já é realizada há bastante tempo, no âmbito da disciplina Filosofia Geral e Epistemologia Jurídica, dando condições para que os discentes desenvolvam a argumentação e o raciocínio lógico-jurídico, despertando por esta via o interesse nas temáticas da disciplina, ministrada pelo Prof.Dr. Flávio Gonçalves.

Fonte: Prof.Dr. Flávio Gonçalves – Docente do Departamento de Direito Processual (Fone: 85 3366.7836)