XIII Semana do Direito: disponibilizado os anais do Encontro de Pesquisa Jurídica

Data de publicação: 26 de junho de 2018. Categoria: Notícias

A presente publicação reúne os artigos de alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu apresentados e aprovados para publicação no Encontro de Pesquisa Jurídica da XIII Semana do Direito da Universidade Federal do Ceará, realizado pela Gestão Voz Ativa do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, no mês de maio de 2018.

A Semana do Direito da UFC se consolidou como um dos colóquios jurídicos de maior relevância a nível regional, trazendo ao Ceará importantes nomes da doutrina nacional e estrangeira. A iniciativa do evento partiu exclusivamente de estudantes, no ano de 2006, quando a I Semana do Direito foi organizada sem qualquer apoio institucional.

Ao longo de mais de uma década, as gestões do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua que se seguiram aprimoraram o evento de modo a o inserir no calendário local e regional. A sua XIII edição, fruto do esforço da Gestão Voz Ativa, primou pela extrema qualidade, pluralidade, atualidade e relevância dos temas abordados, envolvendo, inclusive, questões delicadas como o aborto e o gênero, discutidas por conferencistas internacionalmente renomados.

A pesquisa jurídica foi igualmente tratada com extremo zelo, tendo sido organizado o Encontro de Pesquisa Jurídica que deu azo a esta publicação, fruto do trabalho da Secretaria de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, na pessoa dos alunos Amanda Sales, Danielle Vasconcelos, Humberto Rabelo, Larissa Almeida e Thayná Sabóia.

A XIII edição igualmente primou pela aproximação entre a graduação e a pós-graduação stricto sensu, a partir da iniciativa da Gestão do CACB em formar uma Comissão Científica de alunos do Mestrado e Doutorado em Direito da UFC, responsável, juntamente com os membros da SEPE, pela escolha dos temas e palestrantes, bem como pela organização do Encontro de Pesquisa Jurídica.

Por fim, e não menos relevante, a Gestão Voz Ativa democratizou sobremaneira o evento, possibilitando o amplo acesso do público, de todas as classes socioeconômicas, ao evento, ao lançar edital para a concessão de gratuidade aos alunos de baixa renda.

Que todos façam boa leitura, prestigiando o esforço de alunos abnegados e a produção acadêmica de graduandos e pós-graduandos das mais diversas Instituições de Ensino Superior do Ceará.

Acesse os Anais do Encontro de Pesquisa Jurídica  da XIII Semana do Direito da UFC.

Fonte: Gestão Voz Ativa do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua