XIII Semana do Direito é aberta na manhã desta segunda-feira (7)

Data de publicação: 8 de maio de 2018. Categoria: Notícias
Abertura da Semana do Direito

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (7), foi aberta a XIII Semana do Direito da Universidade Federal do Ceará. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, segue até 11 de maio, na Faculdade de Direito – FADIR (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro).

Louvando a dedicação e competência dos estudantes que integram a gestão Voz Ativa, do CA Clóvis Beviláqua, o diretor da FADIR, Prof. Cândido Albuquerque, conduziu a abertura dos trabalhos, destacando a importância da Semana do Direito para a cultura jurídica do Ceará. “Os estudantes têm tido a sensibilidade de conciliar a prática educacional e pedagógica com a possibilidade de produção de conhecimento jurídico para a comunidade cearense”, avaliou.

O diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, falou da honra de receber o convite para o evento e de estar acompanhado de colegas. Aos participantes, desejou que o evento fosse “uma fonte de aprendizagem e troca de experiências”.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, encerrou a solenidade afirmando o comprometimento dos estudantes na realização do evento. “A comemoração da Semana do Direito tornou-se uma tradição mantida pelo CA Clóvis Beviláqua e, em sua primeira edição, foi palco para exposições de personalidades como Luís Carlos Prestes, Paulo Freire, Miguel Reale e tantos outros”, lembrou.

Ao relevar para os alunos a oportunidade de estudarem em uma instituição pública e em um dos melhores cursos de Direito do País, o reitor acrescentou: “Espero que a formação que recebem nesta casa lhes permita construir o conhecimento, desperte o interesse pela pesquisa e seja inspiradora e que seus mestres estejam a conduzir o processo educacional do modo que é mais desafiador: pelo exemplo”.

Também compuseram a mesa de abertura o desembargador Paulo Ponte, representando a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE); a desembargadora Tereza Neumann Duarte Chaves, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do TJCE; o Prof. Sidney Guerra, coordenador do Curso de Direito da UFC; e a estudante Danielle Vasconcelos, do CA Clóvis Beviláqua.

PROGRAMAÇÃO – Primeiro palestrante do evento, Manuel Gómez, professor associado e vice-diretor da Faculdade de Direito da Universidade Internacional da Flórida, falou, após a mesa de abertura, sobre “Mediação, conciliação e arbitragem em tempos de globalização”.

A XIII Semana do Direito tem o objetivo de promover um debate interdisciplinar sobre a atualidade e abordará, em sua programação, temas como reforma trabalhista, reforma previdenciária, delação premiada e processo eleitoral democrático, através de minicursos e palestras ministradas por nomes de destaque no cenário nacional do direito.

Mais informações podem ser consultadas nas redes sociais do evento: Instagram e Facebook.

Fonte: Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua – e-mail: xiiisemanadodireitoufc@gmail.com